segunda-feira, 16 de abril de 2012

Pe. Lodomilo Augusto Mallmann


     Pessoa de rara importância à grandiosa família Mallmann.

     Natural de Arroio do Ouro, em Estrela, filho de Annibal Mallmann e Maria Emília Knecht, de onde saiu ainda criança para o seminário. Em 1960, viajou à Europa para elaborar e defender tese de doutorado. Foi a preparação próxima para atuar como professor nas instituições de ensino superior da Ordem fundada por Inácio de Loyola. A estada, por vários anos, no Velho Mundo, despertou o desejo de desvendar as raízes da família Mallmann.
     Depois de muitos anos pesquisando, em 1994 publicou o livro A ORIGEM DA FAMÍLIA MALLMANN, o qual deu a oportunidade de conhecermos as raízes, e descendentes da imensa família Mallmann espalhada pelo Mundo.
     Ludmilo, como nome de batismo, atuou como professor na UNISINOS desde a criação da universidade. Foi chefe do Departamento de Teologia(1971 a 1979), chefe do Departamento de Filosofia(1976), diretor do Centro de Educação e Humanismo(1975/2 a 1985) e diretor da Biblioteca(1996 a dezembro de 2010). Fez parte do grupo de professores que ministrou aula para a primeira turma de Direito da universidade.
     Pe. Mallmann,  coube a iniciativa dos Encontros da Família Mallmann, e estava preparando um memorial, que seria exposto no VIII Encontro Internacional da Família Mallmann, a realizar-se em 08 de setembro de 2012, em Pinhalzinho/SC.
     
     Faleceu serenamente, aos 85 anos de idade, na manhã de domingo, 15 de abril de 2012, vítima de ataque cardíaco, assistindo a missa, em São Leopoldo, entre seus colegas jesuítas, após 65 anos de dedicação ao sacerdócio
     Segundo a decisão dos Padres Jesuítas, seu corpo será cremado, e suas cinzas serão depositadas no Santuário Padre Reus, em São Leopoldo.


Sábio é aquele que guarda na lembrança a história de sua vida e a 
de seus ancestrais e consegue integrá-la no presente com a
atenção direcionada para as surpresas do futuro.  
Pe. Lodomilo Augusto Mallmann

2 comentários:

  1. Muito bom. Nao devemos esquecer as raizes

    ResponderExcluir
  2. Obrigado Orestes pela dedicação a família Mallmann. Através do seu trabalho tivemos a oportunidade de conhecermos um pouco sobre nossas origens!!

    ResponderExcluir