sexta-feira, 24 de junho de 2011

Casa do Artesanato


Esta casa foi construída em 1860. É a mais antiga do Parque. Pertenceu sucessivamente a Wilhelm (Guilherme) e Heinrich Shütz, que possuía um comércio de alambique. Em 1911, foi adquirida por Christian Stoll(filho de Jorge Stoll e Catharina Born) casado com Amália Baum(filha de Carlos Baum e Maria Guillande). Mais tarde, foi passada como herança para a família Mörschnächer. Característica especial da casa é que seu oitão também é em enxaimel, com alvenaria em vez de madeira, como é normal nestas construções. Foi adquirida pelo casal Rudi e Marte Barker e transferida de Barra da Forqueta para o Parque em 1999.

Casa Friedrich (Museu da família Friedrich)


A casa estava localizada em São Bento e foi adquirida da família Grün e transferida para o Parque em 1999. Ela foi construída em 1874 como moradia do casal Antônio Friedrich e Margaretha Kranz. Com a morte do casal, a casa foi adquirida em 1925 por Pedro Otto Mallmann. Em 1927, este vendeu-a a seu irmão Alberto Mallmann, que viveu nesta casa até 1943, quando se transferiu para Três Passos, ocasião em que foi adquirida pela família Grün. O prédio adquirido pela Prefeitura de Lajeado junto ao Sr. Seno Eckhardt. Sua transferência foi custada por descendentes da Familia Friedrich. Abriga o acervo da Família.

quinta-feira, 23 de junho de 2011

Restaurante (Restaurant)


Estava localizado na Picada Scherer e foi construído no ano de 1890 por Daniel Felipe Ahrend, casado com Dorothea Golmann. Servia de moradia e salão de baile. Os donos seguintes foram: Adolf Ahrend, casado com Elvira Weissheimer; Alfred Ahrend, casado com Lore Andersen, e por último Dario Scherer casado com Noeli Schmidt. Esta casa-salão centenária estava abandonada há vários anos e parte dela já estava em ruínas. No ano de 2000 foi transferida para o Parque Histórico com o apoio da iniciativa privada.

Cooperativa de Crédito (Bauerparkasse)


Prédio histórico construído pelo casal Peter (Pedro) Mallmann e Maria Magdalena Reinbüchler na década de 1882, em Santa Clara do Sul. Custeado para integrar o Deutscher Kolonie Park em 1999, pelo Banco Sicredi. O Bauerparkasse foi fundado em Lajeado em 1906, possuindo ainda o acervo original que deverá ser organizado neste prédio.

Casa/Cozinha/Galpão da Família Welter.


Conjunto construído por Peter (Pedro) Welter, casado com Margarida Winter, em São Bento, por volta de 1910. Mais tarde, a casa foi habitada pela filha Clementina Welter. No ano de 1999, o conjunto foi transferido para o Parque Histórico.

quarta-feira, 22 de junho de 2011

Salão Troller


Foi construído em Baixo Canudos na década de 1920 por Christian Sebastiany, conhecido como “Schlosser”. Eram realizados os tradicionais bailes de Kerb e de corais. Em 1939, o salão foi adquirido por Benno Troller, casado com Ella Troller, que atuaram com comércio e promoções de bailes de Kerb. É um dos últimos prédios transferidos para o Parque, com o substancial auxílio da República Federal da Alemanha.

Museu da Família Lohmann

       

Prédio estava localizado no Município de Teutônia. Foi adquirido pela Prefeitura de Lajeado junto ao Sr. Elemar Victor Markus. Sua Transferência foi custeada pela Liga Genealógica Lohmann, sediada na Cidade de Lajeado.

Casa da Associação Rural

Este prédio estava localizado em Sampainho, município de Santa Clara do Sul. Foi adquirido pela Prefeitura Municipal de Santa Clara do Sul junto a Família Nitsche. Sua transferência foi custeada pela Associação Rural de Lajeado.

sexta-feira, 10 de junho de 2011

Casa da Acvat



Prédio estava localizado em Forquetinha. Foi adquirido pela Prefeitura de Lajeado junto ao Sr. Hugo Born. Sua Transferência foi custeada pela Associação dos Caixeiros Viajantes do Alto Taquari.

Casa da Ferraria (Schmiede)



Prédio do antigo moinho de Linha Imhof, Município de Imigrante. Foi adquirido pela Prefeitura de Lajeado junto ao Sr. Romeu Wünsch. Sua transferência foi custeada pelo então Vice-Prefeito do Município, Sr. Benno Tietz.

Casa da Costureira e do Alfaiate


Prédio estava localizado em Picada Scherer, Município de Lajeado. Foi adquirido pela Prefeitura de Lajeado junto ao Sr. Alceno Auler. Sua Transferência foi custeada pelo Dr. Wilson Dewes.

quinta-feira, 2 de junho de 2011